Adestramento Básico

O Adestramento de cães é o treino dos mesmos para se obter o controle do seu comportamento e obediência.
O adestramento básico pode ser feito pelo próprio dono, porém adestramentos mais elaborados devem ser realizados por profissionais da área.
Existem muitos tipos de adestramento, de acordo com o objetivo. Deste modo, o cão pode ser adestrado para caçar; pastorear rebanhos, proteger residências ou pessoas; ajudar os Policiais Militares; conduzir pessoas cegas ou como Cão-Guia de Cego; farejar drogas em aeroportos ou outros locais; salvamento de pessoas afogadas, soterradas em escombros ou avalanches; exibições em circos, etc.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Adestramento, uma concepção de comportamento

cachorro no analista

Etologia

Em zoologia, a Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal. Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin (1850, apud Bowlby,1982), cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.

Konrad Zacharias Lorenz

Konrad Lorenz (direita) e Nikolaas Tinbergen


Campo: Etologia
Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina (1973).
Konrad Zacharias Lorenz (Viena, 7 de Novembro de 1903 — Viena, 27 de Fevereiro de 1989) foi um zoólogo, psicólogo animal e ornitólogo austríaco.
Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1973, por seus estudos sobre o comportamento animal, a etologia.
Konrad Lorenz era filho de um cirurgião, e apresentou grande interesse sobre os animais, estudando o seu comportamento desde o nascimento. Em 1922 começou o seu curso de medicina em Nova Iorque mas voltou depois para Viena. Fez o seu doutorado em zoologia pela universidade local.
Em 1935 descreveu o processo de aprendizagem nos gansos e criou o conceito de "imprinting", ou cunhagem. Foi professor da Universidade de Königsberg.
………………………………………………

Comandos Básicos

No adestramento básico, ensina-se ao cão alguns comandos necessários para uma obediência simples e inicial para quaisquer outros adestramentos, excetuando-se, segundo alguns adestradores o adestramento de faro, que em alguns casos e, dependendo da finalidade, não se utiliza o adestramento de obediência. Seguem abaixo os comandos básicos a serem ensinados ao cão:
Senta: Comportamento natural do animal que estabelece controle do cão e obediência
Deita: Deitar sob comando estabelece controle do cão e hierarquia da matilha, uma vez entre o comportamento de deitar entre os cães significa submissão
Aqui: Comando utilizado para o animal se aproximar de seu proprietário ou condutor e se sentar
Junto: Comando dado para que o cão ande ao lado esquerdo do condutor, utilizado para conduzir o cão num passeio ou em qualquer outra situação em que se deseja o controle do animal
Fica: O cão fica no lugar onde foi deixado e na posição em que foi ordenado (sentado, deitado, etc), só saindo do comando após ser autorizado pelo proprietário através de outro comando.

Adestramento Prático

Não existe melhor maneira de se adestrar um cão. Cada cão é um indivíduo e cada um responde a um método de adestramento de uma maneira. A utilização de carinho e afago com o uso concomitante da guia e do enforcador é o método mais antigo e difundido para adestramento de cães, existem porém outros métodos mais novos, que utilizam de técnicas diferentes como petiscos, bolinhas, para adestrar animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário